Presentación: desde Portugal, VICENTIX, José Guerreiro

FACE 2017


«Cuando emprendas tu viaje a Itaca pide que el camino sea largo, lleno de aventuras, lleno de experiencias.», este extracto del poema de Konstantínos Kaváfis resume en parte lo que se pretende con este proyecto.

VICENTIX es el nombre dado al proyecto CAF – São Vicente (tiempo libre), responsabilidad de JFLumiar, residente en la Escuela B. São Vicente, cuyo gran objetivo es proporcionar un desarrollo socio-cultural integrado y estructurado, estimulando el mérito, a los niños de 1º y 2º que integran este proyecto y también a niños con necesidades educativas especiales a través de la educación no formal.
Pero Vicentix es también el excelente grupo de profesionales que trabajan diariamente, de niños y comunidades (Asociación de Padres, Escuela São Vicente, Instituciones Locales) que participan en él y lo apoyan. Es un estado de espíritu, una especie de «Fuerza» Star Wars.
¡Vamos a conocer el concepto, las estrategias y las inteligencias múltiples! En camino de Vicentix!
https://www.facebook.com/Vicentix-1146391125459529/
https://vicentix.wordpress.com/


VICENTIX

“Se um dia partires rumo a Ítaca faz votos de que o caminho seja longo repleto de aventuras, repleto de saber”, este excerto do poema de Konstantínos Kaváfis resume em parte aquilo que se pretende com este projeto.
Vicentix é o nome dado ao projeto CAF – São Vicente da responsabilidade da JFL residente na Escola B. São Vicente cujo grande objetivo é proporcionar um desenvolvimento sócio-cultural integrado e estruturado, estimulando o mérito, às crianças do 1º e 2º ciclo que integram este projeto e também a crianças com necessidades educativas especiais.
Mas Vicentix é também o excelente grupo de profissionais que trabalham diariamente, crianças e comunidade (Associação de Pais, Escola São Vicente, Instituições Locais) que nele participam e apoiam. É um estado de espírito, uma espécie de “Força” Star Wars.
A forma mais fácil de visualizar o projeto Vicentix é acompanhar-nos durante uma semana numa viagem virtual nas seguintes paragens:
Paragem TEC: Tecnix e Cientix direcionadas para a programação informática e projetos científicos, como é o caso da impressão 3D, programação Arduíno, visitas a diversas universidades, laboratórios e integração no projeto MARE na Faculdade de Ciências de Lisboa;
Paragem Pensamento: TPC, Eu Penso Que, UKaraoke e Chá com Letras, 7 sentidos, Clube de Leitura, Telejornal, pretende desenvolver o pensamento crítico, o inglês e a escrita criativa;
Paragem Artes: Música, Zumba kids, Vídeo, Dança, Artes Plásticas, Clube de Leitura e Teatro desenvolvem competências como a criatividade, concentração e a expressão em geral;
Paragem Sport: Basquetebol, Xadrez, Zen e Futebol no prosseguimento da disciplina, pensamento, tomada de decisão e trabalho de equipa;
Paragem Parcerias: Com o Centro Comunitário de Telheiras/Centro de Convergência foi construída a parceria Inter-geracional: Telheiras UP! A parceria comunitária de trabalho de integração das pessoas com deficiência envolve a APCL.
Last Stop: Nos últimos tempos temos participado em diversos torneios onde conseguimos resultados muito interessantes com base numa atitude muito positiva.
Importa realçar que 82% das nossas atividades são dinamizadas pela equipa educativa Vicentix.
Base teórica Vicentix | As 8 Inteligências Múltiplas de Gardner e também, Método Científico, Inteligência Emocional.
Visão: “Futuro hoje, Presente amanhã”
Este ano o tema é Maritocracia: Mar e o Mérito
Última hora: CoderDojo Vicentix!
Agora temos de ir, novas paragens nos aguardam, em busca de um mundo melhor!
Se um dia partires rumo a Vicentix…
VICENTIX
https://www.facebook.com/Vicentix-1146391125459529/
https://vicentix.wordpress.com/


Deja un comentario